Procedimentos

Dermatologia Clínica / Cirúrgica

Doenças De Pele / Cabelo / Unhas

A pele é orgão mais extenso do corpo humano, exercendo papel fundamental para o perfeito funcionamento do organismo. Frequentemente, doenças do próprio tecido cutâneo e originadas em outros órgãos apresentam manifestações na pele, devendo ser prontamente identificadas e tratadas.

O dermatologista é o profissional mais capacitado para o diagnóstico e tratamento das alterações da pele, cabelos e unhas. Algumas das doenças mais comunmente observadas em nossos consultórios são: a acne, psoríase, vitiligo, micoses cutâneas e das unhas, piodermites, eflúvio (queda de cabelos), unhas fracas, alergias, verrugas, dermatite seborreica (caspa), cânceres de pele, além de uma infinidade de outras afecções.

Além das terapias medicamentosas, por vezes, há demanda por outros recursos terapêuticos que disponibilizamos aos nossos pacientes, como a cirurgia dermatológica, eletrocoagulação, infiltração intralesional, cauterização química de lesões e laserterapia.

A saúde de sua pele depende de cuidados simples, com ações preventivas como a proteção solar e a visita regular anual ao dermatologista. Em havendo a percepção de qualquer lesão suspeita, fortemente recomendamos a avaliação precoce por um especialista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Iniciativas como estas, associadas à devida adesão ao tratamento proposto, estão relacionadas a terapias menos complexas e com índices muito mais elevados de sucesso.

Acne

A acne vulgar é uma doença que acomete uma estrutura denominada folículo pilossebáceo. A pele de várias áreas do corpo pode ser afetada, com destaque à face. Alterações da superfície cutânea, evidenciadas por pústulas, depressões, manchas e cicatrizes, são frequentemente causadores de problemas psicossociais relevantes.

Diversos fatores podem estar envolvidos no surgimento desta patologia, dentre os quais: hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, inflamação dérmica periglandular e aumento da colonização bacteriana (Propionibacterium acne).

A manifestação da doença ocorre mais habitualmente na adolescência, todavia, adultos, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos, também estão sujeitos a esta dermatose crônica inflamatória.

A escolha da terapia é condicionada ao grau da acne apresentada por cada paciente, bem como a idade e a existência de outras doenças. Abordagem clínica precoce e adequada adesão ao tratamento, são fundamentais para a redução do risco de sequelas. Dentre as opções terapêuticas para a acne em atividade destacamos os produtos tópicos, os antibióticos orais, alguns tipos de anticoncepcionais e nos casos mais graves a isotretinoína oral (Roacutan). De forma complementar disponibilizamos, em nosso consultório, peelings superficiais e laser com atividade anti-inflamatória.

Cicatrizes De Acne

Para os casos de marcas e cicatrizes já existentes, vários tratamentos estão disponíveis de forma isolada ou em associação, sendo a indicação condicionada a uma avaliação criteriosa.

- Peelings químicos

Peelings superficiais são indicados, principalmente, para o clareamento de manchas causadas pela acne, além de contribuir para a melhora da textura e aspecto mais uniforme da pele. A terapia é repetida em pequenos intervalos de tempo, frequentemente apresentando ótimos resultados.

Peelings médios podem ser considerados em casos de cicatrizes mais profundas.

- Preenchimento cutâneo

Cicatrizes deprimidas, principalmente as que desaparecem quando a pele é esticada, podem se beneficiar com a aplicação de preenchedores revervesíveis como o ácido hialurônico. A substância é injetada através de micropunções logo abaixo da depressão, promovendo estímulo do colágeno, hidratação e nivelamento cutâneo.

- Elevação de cicatrizes

Esta técnica pode ser indicada para cicatrizes deprimidas que se assemelham a marcas de catapora. Sob anestesia local, utiliza-se um punch (instrumento cortante com a extremidade semelhante a um canudo) para cortar a pele da cicatriz em círculo. Os tecidos mais profundos não são liberados e a pequena região circular que fora cortada tende a ascender ao nível normal da pele. Não é incomum a área tratada alcançar altura ainda maior que o tecido vizinho. Nestes casos é possível realizar uma dermoabrasão com vistas a igualar toda a superfície cutânea da região.

- Excisão e sutura simples

Consiste na retirada de cicatrizes grosseiras e irregulares, transformando-as em marcas mais uniformes e esteticamente mais satisfatórias. O procedimento é realizado sob anestesia local com a utilização de uma lâmina de bisturi.

- Ressurfacing com Laser

É opção para cicatrizes deprimidas de bordas bem delimitadas. Após avaliação adequada , lançamos mão do laser de CO2 ou fracionado ETHEREA 1340.

- Subcisão

A cicatriz resultante do processo inflamatório presente na acne, produz uma fibrose que traciona a pele para baixo. A liberação destes tecidos é obtida através da introdução e movimentação de uma agulha cortante sob a cicatriz deprimimida. A formação de colágeno no local abordado também contribui para o nivelamento cutâneo.

Estrias

As estrias caracterizam-se pelo surgimento de marcas inestéticas na pele, secundárias ao rompimento de fibras colágenas e elásticas. Estas fibras sustentam a camada intermediária da pele contribuindo para a firmeza , homogeneidade e beleza cutânea. A alteração pode ser observada em ambos os sexos e em todas as idades, sendo mais frequentemente identificadas nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas.

Além da influência genética alguns fatores podem predispor ao surgimento das estrias, dentre eles:

- alternância no peso (“efeito sanfona”)

- crescimento rápido na adolescência

- ação hormonal

- excesso de atividades físicas (distensão da pele)

- implantes de silicone (distensão da pele)

- gravidez

O tratamento varia de acordo com o aspecto e o tempo de evolução das lesões e, comumente, são associadas diversas técnicas. Além da prescrição de proteção solar e hidratação adequada, oferecemos aos nossos pacientes terapias com:

- Laser fracionado (Etherea e CO2)

- Luz Intensa Pulsada

- Peelings Químicos e Mecânicos (Cristal e Diamante)

A resposta ao tratamento é gradual, demandando várias sessões, e os melhores resultados são observados nos casos tratados precocemente.

Dermatoscopia

A dermatoscopia é um exame valioso para a avaliação de lesões na pele. Este exame é realizado de forma não invasiva utilizando um aparelho composto por lentes especiais denominado dermatoscópio.

A imagem ampliada possibilita ao dermatologista a visualização de características fundamentais para um diagnóstico acurado, permitindo diferenciar de maneira mais fidedigna lesões benignas como as “pintas”, de lesões pré malignas ou malignas como os cânceres de pele.

O escolha do tratamento é igualmente otimizada de modo a obter maior precisão para indicar quais as lesões necessitam ser apenas acompanhadas periodicamente, quais devem ser submetidas a tratamento clínico, bem como as que devem ser removidas cirurgicamente.

Contatos
  • Rua José Alexandre Buaiz, 350
    Ed. Affinity Work, salas 1808, 1809 e 1810
    Enseada do Suá, Vitória-ES
    CEP 29050-545
  • Fone: +55 (27) 99288-8626

  • VITÓRIA
    Hospital e Maternidade Santa Paula
    Rua: Doutor Herwan Modenesi Wanderley, 100 - Jardim Camburi, Vitória - ES
    CEP: 29090-640
  • +55 (27) 3395-2000

  • VILA VELHA
    Centro Médico Paulistano
    Av. Lindenberg, 7740
    Ilha dos Ayres, Vila Velha –ES
    CEP 29106-730
  • +55 (27) 3075.8888
Sigam-nos
Copyrights ©2015: Dra. Karina Peisino do Amaral - Todos os direitos reservados